De Tudo Fica Um Pouco

  1. Início
  2. 2019
  3. De Tudo Fica Um Pouco

De Tudo Fica Um Pouco

Ocorreu de 2008 a 2013
Espetáculo de Som e Luz: “De Tudo Fica Um Pouco”. Educação e sustentabilidade são a base do espetáculo permanente de som e luz que foi criado como parte do projeto de revitalização da igreja. Trata-se de uma apresentação que, em horários determinados, usa efeitos sonoros, de sombra e de iluminação para contar a história do templo.

O som e luz revive, de certa forma, o período em que a Antiga Sé era o principal local de encontro da população, reunindo-se tanto para as cerimônias oficiais da Corte (como a aclamação de D. João VI ou a coroação de D. Pedro I e D. Pedro II), quanto para festas, cerimônias religiosas e apresentações musicais. Por isso, o espetáculo escrito pelo jornalista José Roberto Torero e dirigido por Marcello Dantas tem como personagens, padres, maestros, reis, imperadores, pintores etc.

Um dos momentos mais emocionantes é o encontro do padre José Maurício Nunes Garcia – considerado um dos mais importantes compositores brasileiros – com o seu rival, Marcos Portugal. O padre, na época discriminado por ser mulato, perdeu o cargo de mestre-de-capela para o português, que era o compositor oficial da Corte e que chegou de Portugal pouco tempo depois de D. João.

Essa e outras histórias são contadas pelos próprios personagens, recriados nas vozes de atores, como Antônio Abujamra (D. João VI), Marisa Orth (Carlota Joaquina) e Alexandre Borges (D. Pedro I). A narrativa é conduzida pelo padre cantor Borges, um carmelita que viveu no período em que D. João esteve no Brasil e testemunhou muitos dos acontecimentos contados no espetáculo. Na voz de Pedro Paulo Rangel, o padre Borges apresenta os demais personagens e conta detalhes da história da igreja.

Para realizar todos os efeitos especiais dentro de uma igreja centenária, foi preciso muita tecnologia. São 345 lâmpadas, além de projetores que criam sombras dos personagens que passeiam pela igreja. Além disso, estruturas camufladas movimentam eletronicamente as cortinas que vedam a entrada de luz ou que servem de suporte para a projeção das imagens. Até mesmo a tela retrátil, que protege a imagem de Nossa Senhora do Carmo, no altar-mor, é utilizada no espetáculo.

Dados do evento

…………………….

Data início: 43466
Data fim: 31/12/2025
Meses: Jan/Fev/Mar/Abr/Mai/Jun/Jul/Ago/Set/Out/Nov/Dez
Local: Igreja Nossa Sra do Carmos da Antiga Sé
Link Evento: https://www.antigase.org/
Promotor Evento: FRM / Iphan