Yuan Xiao Jie Festival 2024 – Festival de Lanternas em Nanjim

  1. Início
  2. 2024
  3. Yuan Xiao Jie Festival 2024 – Festival de Lanternas em Nanjim

Yuan Xiao Jie Festival 2024 – Festival de Lanternas em Nanjim

Celebrado no mesmo dia na China inteira. Locais mais moviemntados são Pequim, Hong Kong, Nanjing e Shangai.

Data com relação ao calendário Chines. Ocorre sempre no 15° do 1° mês em todo o país.

“Yuan” significa aqui o primeiro mês do ano, “Xiao” significa “a noite”, e “Jie” significa “o festival”. O nome veio porque esta é a primeira noite de lua cheia depois do Ano Novo.

Neste dia, os chineses costumam apreciar lanternas, queimar fogos de artifício e comer Yuan Xiao – bolinhos feitos de farinha de arroz, com diversos recheios, que podem ser a massa de tangerina, de gergelim, de chocolate, etc. A comida pode ser cozida ou frita, ela se chama também Tang Yuan.

Moradores de diferentes partes da China realizaram neste domingo diversas atividades para celebrar a data. Além de comer yuanxiao, podem participar de uma feira das lanternas, e decifram as charadas das lanternas. Nesta noite há também outras celebrações, como a dança do dragão, a dança do leão, a dançã do tambor da paz, dança das pernas de pau.

Perfil do Festival: Celebração Cultural
Também é conhecido como Festival Yuan Xiao ou Festival das Lanternas da Primavera
Fuzimiao (夫子庙) que literalmente quer dizer Templo de Confucionismo, é um templo a Confúcio (claro) e antigo local dos tão temidos exames imperiais. Fica localizado no sul da cidade de Nanjing, às margens do rio Qinhuai.
Em 2 de junho de 2006, a feira foi nomeada como Patrimônio Cultural Imaterial da China pelo governo da República Popular da China.

Dados do evento

…………………….

Data início: 24/02/2024
Data fim: 31/12/2025
Meses: Fev
Frequência: Anual
Local: Qinhuai River
Link Evento: https://www.chinatravel.com/chinese-new-year/lantern-festival
Promotor Evento: Governo Local