Consistência de cor (SDCM)

  1. Início
  2. FDDs ASBAI
  3. Consistência de cor (SDCM)
Uso Consistência de cor (SDCM)
Categoria Parâmetros cromáticos
Classificação Essencial
Grandeza SDCM (Standard Deviation Colour Matching)

Definição:
SDCM é um acrônimo que significa (Standard Deviation Colour Matching). SDCM tem relação com as "Elipses MacAdam", e mede a consistência da cor. Uma elipse MacAdam é um estágio (step) que define uma zona no espaço de cores CIE 1931 de 2 graus (xy) dentro do qual o olho humano não pode discernir a diferença de cores.

Aplicação:
Dependendo da aplicação define-se o valor de SDCM, valor esse compatível com o nível de exigência de consistência de cor que o projeto necessita. A distância do ponto de destino em cada elipse é medida no SDCM. Um SDCM de 1 etapa significa que não há diferença de cor entre os chips de LED, 2-3 SDCM significa que quase não há diferença de cor visível enquanto 4 ou mais SDCM são facilmente perceptíveis. Quanto menor o número de SDCM, menor a mudança de cor.

Exemplo:
< 7 < 5 < 4 < 3 < 2

Método de medição / Avaliação:
ANSI C78.377-2017 CIE TN 001:2014

IES:
SDCM is an acronym which stands for Standard Deviation Colour Matching. SDCM has the same meaning as a “MacAdam ellipse”. A 1-step MacAdam ellipse defines a zone in the CIE 1931 2 deg (xy) colour space within which the human eye cannot discern colour difference. A elipse MacAdam é um sistema de medição de cores. Ele mede quanta variação de cor é possível em torno desses eixos, antes que o olho humano detecte uma alteração de cor. Uma série de elipses pode ser desenhada em torno de qualquer cor-alvo e, quanto mais próxima lâmpada estiver do alvo, menor será o desvio de cor quando essas lâmpadas forem colocadas lado a lado em uma instalação. A distância do ponto de destino em cada elipse é medida no SDCM. Um SDCM de 1 etapa significa que não há diferença de cor entre os chips de LED, 2-3 SDCM significa que quase não há diferença de cor visível enquanto 4 ou mais SDCM são facilmente perceptíveis. Quanto menor o número de SDCM, menor a mudança de cor.